terça-feira, 19 de novembro de 2013

EFEITO PELTIER / OBJETIVOS




EFEITO PELTIER


Módulos Peltier, também conhecidos como pastilhas termoelétricas, são pequenas unidades de que utilizam tecnologia de matéria condensada para operarem como bombas de calor. Uma unidade típica tem espessura de alguns milímetros e forma quadrada (e.g. 4x40x40 mm).
Pastilhas termoelétricas são utilizadas em aplicações pequenas de resfriamento como chips microprocessadores ou até médias como geladeiras portáteis. Atualmente, os módulos mais potentes podem transferir um máximo de 250 W, tornando a tecnologia inviável para o uso em um aparelho de ar condicionado, por exemplo. As pastilhas podem ser empilhadas para se chegar temperaturas mais baixas, embora alcançar níveis criogênicos requer processos muito complexos.
A grande vantagem de pastilhas do tipo Peltier são a ausência de peças móveis, gás freon, barulho e vibração; além do tamanho reduzido, alta durabilidade e precisão. Elas são utilizadas hoje em inúmeros setores, principalmente os de bens de consumo, automotivo, industrial e militar.
 

OBJETIVOS

Objetivo geral

Aprofundar-se no estudo do efeito Peltier.



Objetivos específicos

Fazer uma mini geladeira alimentada por uma saída USB, podendo com ela manter a temperatura, visando a praticidade e o conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário